sábado, 6 de março de 2010

...Trocando um idéia...



E ai galera, andamos trocando um idéia com a cantora Simona Talma, que ta apresentando seu show "Boa sorte aos malfeitores", hj na Casa da Ribeira, as 20h.

para ouvir:http://www.myspace.com/mocavagal

CR:como foi o começo?

Simona Talma: O começo é sempre difícil, bom, pra mim foi. Foi difícil aceitar, porque meus pais não aceitavam, por motivos óbvios, as dificuldades da profissão, principalmente numa cidade pequena, mas eu não tive pra onde correr, desde os 16 anos eu fazia alguns shows eventualmente, mas nem sabia o q cantar direito, meu repertorio era mpb meio rock totalmente lado b, músicas estranhas, não fazia muito sucesso, as pessoas gostavam mais da voz. Fiz algumas coisas na universidade, bem conceituais, foi muito importante, fiz uns shows solo, outros com luiz e assim com estímulo de músicos amigos fui seguindo.


CR:qual a sua formaçao (estudos ou autodidata)?

Simona Talma: Estudos e autodidata, rs, estudei um monte de coisas q achava que podiam ser muito útéis, podiam, mas, nada deu certo, como piano, teoria, canto e violoncelo, quase tudo ao mesmo tempo, antes de entrar na faculdade de educação artística habilitação em música. Eu queria fazer bacharelado, mas precisava da prova de aptidão, comecei a estudar muito em cima e não rolou, então entrei na licenciatura e comecei a trabalhar com produção, aí ficou difícil e segurei o violoncelo e a faculdade, com o tempo larguei o cello e fiquei com facul e o trabalho até que o trabalho me consumiu e eu larguei a faculdade demorei um pouco pra aceitar isso, então em arrastei alguns anos pela universidade até o momento que eu larguei a produção e resolvi só cantar.Desde cedo, com 5 anos, eu tinha muita vontade de fazer exatamente o que faço, escrever, compor e cantar, nunca quis outra coisa.

CR: quais são suas influencias?

Simona Talma: Tem as coisas que influenciaram e as que influênciam, das que influenciaram Chico Buarque, Lobão, Marina Lima, Beatles, Nirvana, Rosa Maria Colin, Sylvia Patrícia, Janis Joplin, Tim Maia, Adriana Calcanhotto, Vinícius, Roberto Carlos.Dos que influênciam Billie Holiday, Norah Jones, Etta James, Elvis, Besie Smith, Regina Specktor, Volver, Johnny Cash, Utte Lemper, Os Bonnies.


CR: fale sobre o Cenario atual potiguar?

Simona Talma:Bom, nós estamos na luta, conquistando espaços, a música autoral deu muitos passos e tem que dar muitos outros, temos que nos profissionalizar a cada dia mais, principalmente em produção, temos poucos produtores e acabamos fazendo nossas próprias produções, isso também é ótima, mas em grande parte cada um faz pelo seu, o que faz com que as coisas sejam muito lentas, é preciso ousar mais e não esperar pelo MADA ou pelo DOSOL, eles de certa forma também servem aos seus próprios interesses, então quanto mais produzirmos e divulgarmos pra Natal o que se produz musicalmente aqui, mais espaço e amis consumo teremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário